Atividades Pedagógicas

Programa Neuromotor

A educação psicomotora é básica para o desenvolvimento da pessoa e o ponto de partida de toda a aprendizagem. As sessões diárias de psicomotricidade oferecidas ao aluno permitem que o cérebro emita respostas eficazes ao receber e processar uma grande quantidade de estímulos adequados.

Audições Musicais

A educação através da música é um meio para que as crianças descubram, conheçam e compreendam aquilo que configura sua realidade, principalmente a que está ao alcance de sua percepção e experiência. Além das aulas de música, que acontecem duas vezes na semana, as crianças escutam música clássica diariamente. Diversos estudos científicos têm demonstrado que a música clássica tem um poderoso efeito no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças.

Passeios de Aprendizagem

Passear aprendendo e aprender passeando. Com essa atividade, que consiste em realizar um pequeno passeio pelo ambiente do colégio, rompe-se a barreira das paredes da sala de aula e amplia-se o vocabulário das crianças, que aprendem a nomear cada coisa corretamente, em um clima de alegria e tranquilidade.

Bits

Antes dos oito anos, o cérebro está se configurando em um ritmo surpreendente e possui uma grande capacidade de assimilar informação. Com a estratégia dos bits, proporciona-se uma grande quantidade de estímulos, de modo lúdico, como uma forma divertida de aprender e sem esforço. Nessa atividade, o professor apresenta os bits (placas que podem ser imagens, números, palavras, etc.) rapidamente, um após o outro, dizendo, de forma clara e forte, a informação sobre a gravura.

Cantos de atividades

A organização da classe em cantos de atividades consiste em organizar espaços, dentro da sala de aula, com lugares determinados, nos quais serão realizadas diferentes atividades de aprendizagem, individual e em pequenos grupos, que favorece a autonomia da criança e a comunicação interpessoal.

Método de Leitura e Escrita

Respeitamos o ritmo de aprendizagem de cada aluno, sem forçar nem atrasar a aprendizagem da leitura e escrita. Estimulamos o desenvolvimento oportuno das aptidões que propiciam e incidem na leitura, como a percepção visual e auditiva, a organização espaço-temporal, as capacidades de atenção e memória. Trabalhamos com um método combinado global-analítico-sintético, que parte da observação e intuição da criança, de palavras do seu ambiente, para ir progredindo na leitura. Na escrita, nossas atividades de grafomotricidade são acompanhadas de uma atividade psicomotora adequada, já que quanto mais evoluída esteja a motricidade geral, mais facilidade encontrará a criança para o desenvolvimento grafomotor.

Inglês

As crianças, quanto mais novas, mais facilidade apresentam para aprender outro idioma. As aulas de inglês são diárias, e é desenvolvido através de uma metodologia fundamentalmente vivencial e espontânea, por imersão.

Linguagem

A aquisição da linguagem se realiza, essencialmente, por imersão, imitação e repetição. A linguagem é trabalhada por meio de contos, poesias, canções infantis, jogos de linguagem, trava-línguas, ditados populares e adivinhações, que desempenham um papel essencial nesse processo. Com essas atividades diárias, as crianças vão adquirindo uma articulação mais clara, ampliando a capacidade de memorização e a compreensão verbal.

Desenvolvimento Lógico-Matemático

O pensamento matemático é desenvolvido pela observação e pela experimentação de materiais como blocos lógicos, ábaco, escala cuisenaire e bits de matemática.